close

Como sabe, estive uns dias de férias em Cuba, com uma escala de 3 dias em Miami (caso não tenha visto os meus posts de Miami veja agora o primeiro AQUI, o segundo AQUI e terceiro e último AQUI).

Foi uma viagem com amigos e escolhemos Cuba porque um deles é Cubano, embora viva em Madrid e porque um casal amigo está a viver agora em Havana. Uma viagem fantástica que juntou Portugal, Espanha e Cuba.

Optámos por ficar os 7 dias em Havana e ir também a outros sítios perto, como as praias del Leste ou por exemplo Varadero. Como o tempo não esteve a nosso favor, acabámos por não visitar Varadero e fomos apenas uma tarde à praia de Santa Maria. Fomos também a  Viñales, onde ficamos 2 dias, um local lindo na montanha e perto de Cayo Jutias onde conseguimos fazer também mais uma tarde de praia. E a praia infelizmente resumiu-se a duas tardes, mas ainda assim valeu a pena.

Cuba é um pais peculiar, muito próprio nas suas vivências e costumes.

Havana tem um encanto especial, talvez porque parou mesmo na década de 50, tal como ouvimos dizer, onde até então se viveram tempos áureos, com uma riqueza cultural e arquitectónica únicas, que mistura vários estilos, Neoclássico, Colonial, Barroco, Art Deco, Eclético e Modernismo.

Quando passeamos por La Havana Vieja passamos por sítios que nos remetem a estes tempos como por exemplo, quando vamos beber um daiquiri ao La Floridita, outrora lugar assíduo do escritor norte americano Ernest Hemingway, ou quando passamos pelo La Bodeguita Del Medio, um bar/restaurante com música cubana e que também foi frequentado por figuras ilustres.

Algures por La Habana Vieja, perto na universidade de San Gerónimo deparamo-nos por exemplo, com uma estátua de Camões ou, aqui perto, o hotel onde Hemingway ficava hospedado, ou também o café que Eça de Queiroz frequentava quando foi Cônsul em Havana.

Passeámos por  várias praças bonitas, a praça velha, a praça das armas, a praça da Catedral e a Praça de São Francisco onde fica o terminal de São Francisco e o mercado dos artesãos, que infelizmente não conseguimos visitar por estar fechado no dia em que passámos por lá.

Um passeio pelo Malecón é obrigatório em La Habana Vieja, um paredão com cerca de 8 km, e um passeio pelo Paseo Del Prado, onde em 2016 houve o fantástico desfile da Chanel, altura em que Obama aliviou o embargo Americano a Cuba.

Com a revolução de Fidel Castro em 1959,  as classes média e alta fugiram de Havana, deixando para trás as suas casas e palacetes com a esperança de voltarem rápido e recuperarem os seus bens que deixaram escondidos nas paredes de suas casas. Nunca voltaram e tudo foi ocupado pelo governo que confiscou todas as fortunas escondidas. Infelizmente depois da revolução pouco ou nada foi feito em Havana e por isso, actualmente, encontramos uma cidade que parece ter parado no tempo, onde pouco foi recuperado, uma cidade repleta de palacetes e casa lindas mas, infelizmente, a maior parte completamente deterioradas, ocupadas por muitas famílias em condições péssimas. As cores das casas tornaram-se variadas e coloridas exactamente porque, depois da revolução, era raro haver tinta branca para as pintar, pelo que passaram a ser pintadas com a tinta da cor que aparecia. E é essa mistura de cores que também torna Havana especial e diferente, assim como os carros, maioritariamente ainda dessa época.

Hoje veja fotografias do Hotel onde ficámos hospedados no bairro de Vedado, um bonito boutique hotel num palacete recuperado, o Hotel La Reserva Vedado e, veja também as fotos dos passeios por La Habana Vieja.

Não perca o próximo post com fotos das exposições que visitámos, FAC,  museu das artes decorativas e museu das belas artes, a visita ao Capitólio. Vou também publicar alguns restaurantes onde fomos.

Não perca o post da ida à praia de Santa Maria com passagem pelo Cristo Rei e da viagem a Vinãles e Cayo Jutias.

E, por último, não perca o post com o passeio nos carros antigos, pela quinta avenida, bairro Miramar, Cemitério no bairro Vedado, pelo Bosque, Marina Hemingway, Fusterlandia e Praça da Revolução.

Espero que goste, e agora viaje comigo nesta verdadeira aventura :)))))))

 

O Hotel, La Reserva Vedado

 

 

La Habana Vieja

Tags : CamõesCubaDaiquiriDaiquiri La FloriditaEça de QueirozEl VedadoErnest HemingwayHabanaHavanaI Dress Your Style ViagensLa Bodeguita Del MedioLa FloriditaLa Habana ViejaLa Reserva VedadoMalecónPaseo Del PradoPlaza de ArmasPlaza de La CatedralPlaza de San FranciscoPlaza ViejaViagem Miami e Cuba

Deixe uma resposta